sábado, 26 de maio de 2018

POST DA SEMANA Nils Patrik Johansson - Evil Deluxe (2018) Suécia



Nils Patrik Johansson grava o seu primeiro álbum solo chamado Evil Deluxe, que é considerado um álbum que remonta às raízes do heavy metal, um álbum nostálgico olhando para trás e não para a frente. Ele é conhecido por ser o vocalista dos Astral Doors e dos Lion's Share e comparado com o falecido Ronnie James Dio, uma comparação que eu nunca faço, já que o estilo vocal de Dio parece natural, enquanto o bom e velho Nils parece estar a tomar um duche enquanto canta. Eu sempre achei isso com as bandas onde ele canta, que a voz parece imitada e sem vida e os álbuns provavelmente teriam sido melhores com uma voz diferente. O seu primeiro álbum solo Evil Deluxe não é muito diferente de seus outros trabalhos.
Soa como uma visão romantizada do heavy metal do passado, um álbum que continua olhando para trás no tempo para o sonho de um passado idealizado que nunca existiu. Pelo menos é assim que parece para mim. Produção decente, infelizmente Johansson canta como ele sempre faz, o que é prejudicial para o prazer do álbum. A produção é decente, nada que se destaca e o mesmo pode ser dito sobre o estilo do álbum, já que as músicas parecem uma emulação nostálgica de glórias metálicas do passado - não é muito original, tenho que dizer, bom é que é mantido relativamente curto.
Pouco de um álbum nostálgico divertido de heavy metal, eu gosto disto. É um bom álbum na maioria dos aspetos, mas dificilmente algo surpreendente, por um lado a voz é tão sombria como costumam ser quando Johansson está envolvido e o álbum poderia ter sido algo dos Astral Doors já que dificilmente há algo que torne este álbum único. Eu pensei por um segundo que os vocais seriam bons quando eu ouvi o verso de abertura da primeira música que é a faixa-título, e o verso é realmente ótimo em termos de voz e melodia, mas o refrão é genérico na melhor das hipóteses, eu acho o refrão aborrecido que torna a música menos boa do que poderia ser. A música chamada Kings and Queens é outra música que eu gosto, é meio biográfica, mas essa é também um pouco abafada por vozes sombrias.
Então, no final, acho este álbum bastante agradável e tudo isso, um álbum nostálgico que remonta a tempos passados. O problema é que, se eu quiser esse tipo de música, há Holy Diver, Somewhere in Time, British Steel e muitos outros daquela época que eu posso ouvir em vez desta, eles são muito mais interessantes e originais do que isto está. Não é o álbum mais emocionante que eu já ouvi, mas é bom e se tu gostas desta visão nostálgica que não muda constantemente, muitos músicos de heavy metal podem fazer o suficiente para te fazer feliz.





Temas:
1. Baal
2. Evil Deluxe
3. Estonia
4. Gasoline
5. How The West Was Won
6. September Black
7. Kings And Queens
8. Burning
9. Metalhead
10. Circle In The Sky
11. Dark Evolution
12. A Waltz For Paris
Banda:
Nils Patrik Johansson (Astral Doors, Lion's Share, ex Civil War) - vocals
Convidados:
Chris Boltendahl (GRAVE DIGGER) - Vocals
Andy Loos (LION'S SHARE, GLORY) - Bass
Fredrik Bergh (BLOODBOUND) - Keyboards
Kay Backlund (LION'S SHARE) - Keyboards
Anuviel (SAECRED SPIRIT) - Keyboards
Marcus Bengts - Bass
Lars "Chriss" Christmansson - Guitars
Fredrik Johansson - Drums




Sem comentários: